Brinque com palavras, com o corpo!

Este Blog expõe reflexões de uma dançarina e psicanalista sobre a dança.

No jogo das palavras, o corpo ora se esconde, ora aparece. O corpo, veícula da vida, nos dá sustentação. É o que vai nos propiciar gozar, usufruir o que é nosso por direito.

A DANÇA MIXX é uma dança livre e em parte subversiva. Livre pois transita entre vários estilos e modalidades de dança e cultura. Subverte a ordem do clássico, do oriental, do contemporâneo. Não se encaixa em classificações. Porém, seu ponto central é o trabalho intenso corporal visando a possibilidade de vivenciar outros gozos na dança e na vida.

Vamos brincar, capacidade que algumas crianças têem. Vamos criar, mexer, torcer, girar, pular, correr, tonificar, ouvir o som que nos toca. Vamos nos emocionar!

Informações sobre aulas- (11)- 9 9916-3993

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O corpo e suas dimensões


O que é o corpo? Quais suas dimensões?

Inicialmente somos um amontoado de carne e ossos que obedece a mecanismos de auto-regulação de caráter estritamente biológicos. Porém, o corpo não é somente biológico certo? Que outras dimensões do corpo, da nossa morada temos?

1)    A dimensão física ou biológica.

2)    A dimensão imaginária: o corpo como imagem de si.

3)    A dimensão simbólica: o corpo marcado pela palavra. Corpo erógeno.

4)    A dimensão real: O corpo como sinônimo de gozo. Esse corpo é pura energia psíquica.

A partir das colocações acima, afirmo que a dança pode ajudar um sujeito a simbolizar um corpo perdido em seu próprio gozo. Pode dar ou transformar a imagem que cada um tem de si.
A dança, não nos deixa esquecer a dimensão física do corpo o que é importante para poder ir além de. Aumentar os limites ou contornar carinhosamente o que está no nada.
 

2 comentários:

  1. Liz, o que concretamente é estar perdido no próprio gozo? Essa idéia de Lacan, o gozo, para mim é tao obscura, fiquei curiosa... Saudades beijo Isabela

    ResponderExcluir
  2. Isabela, tento achar uma imagem para a perdição no próprio gozo. O gozo é a vida, o corpo vivo. A noção de gozo em Lacan tem sua origem no direito. O gozo tem relação com usufruto, poder gozar de algo. Cada um goza como pode. Como desfrutas, usufrui do seu corpo?
    Concretamente, estar perdido é não saber aonde se está. Estar perdido no gozo faz a estrutura borromeneana se afrouxar. Se partirmos do pressuposto de que a estrutura do sujeito é da ordem do nó borromeneano e que as 3 dimensões: real, simbólico e imaginário são constituintes do sujeito, estar perdido em seu próprio gozo indica um predomínio do real, do que não pode ser simbolizado.
    E, como nem tudo pode ser dito mesmo, há uma perdição "natural" de todos nós. Mas há uma perdição da errância, do não saber aonde começas, onde terminas...Estar sem contorno...e a dança, nos dá isso. Nos dá o contorno, com carinho.

    ResponderExcluir