Brinque com palavras, com o corpo!

Este Blog expõe reflexões de uma dançarina e psicanalista sobre a dança.

No jogo das palavras, o corpo ora se esconde, ora aparece. O corpo, veícula da vida, nos dá sustentação. É o que vai nos propiciar gozar, usufruir o que é nosso por direito.

A DANÇA MIXX é uma dança livre e em parte subversiva. Livre pois transita entre vários estilos e modalidades de dança e cultura. Subverte a ordem do clássico, do oriental, do contemporâneo. Não se encaixa em classificações. Porém, seu ponto central é o trabalho intenso corporal visando a possibilidade de vivenciar outros gozos na dança e na vida.

Vamos brincar, capacidade que algumas crianças têem. Vamos criar, mexer, torcer, girar, pular, correr, tonificar, ouvir o som que nos toca. Vamos nos emocionar!

Informações sobre aulas- (11)- 9 9916-3993

domingo, 5 de agosto de 2012

O que seu feminino procura na dança?


A mulher da dança do ventre é uma mulher sedutora, controladora do olhar do outro e do seu próprio corpo. Ela domina os fragmentos de seu corpo e os integra em uma Gestalt. Pode sofrer se ficar aprisionada a esse olhar esse desejo do outro. Nesse sentido, a perda da sua singularidade pode ocorrer. PROCURA-SE: Ser desejada, fugir da fantasia do corpo morto, renovar a sensualidade de maneira geral.

A dança africana invade a mulher. Um êxtase energético lhe domina e a torna selvagem. Ela expressa sua natureza genuína, sem máscaras, sem véus. Isso a torna singular, única.PROCURA-SE: Viver algo além das palavras da ordem do gozo.

O ballet favorece o aparecimento da mulher princesa. Sua postura, sua maneira de se locomover e ocupar seu espaço é peculiar. Delicada e altiva muitas vezes aprisiona-se em um espelho que lhe revela sua imperfeição. Pode tornar-se obcecada com uma estética alheia a si própria. Ou seja, pode tornar-se alienada de si pois recebe um saber que vem do espelho, que vem de fora e com isso sofrer de tristezas profundas. PROCURA-SE: aceitação de si própria e superação de limites. Corpo perfeito.

A mulher da dança contemporânea é uma mulher crítica da sociedade. Ela se esforça para expressar em seus gestos alguma questão vinculada ao social. Isso a torna única pois a questão que ela deseja transmitir é pessoal. Ela vive seu corpo pela via da sensação. PROCURA-SE: prazer em se relacionar com o próprio corpo e com o outro.

A dança de Isadora Duncan nos permite viver um estado de liberdade e de observação. Pesquisadora da natureza, das artes e da mitologia, essa mulher responde para si própria sobre a sua natureza e assume com coragem sua exibição. O corpo é vivido pelo sentimento e pela linguagem que faz a ligação entre o que recebemos da terra, o que fazemos com o que recebemos e como devolvemos essas energias. PROCURA-SE: mediar o sagrado e o profano pela via da renovação das energias recebidas.

O que procuras na dança? Saibas que encontrará alguma coisa que pode ser tanto prazerosa, gozosa como angustiante e conflituosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário