Brinque com palavras, com o corpo!

Este Blog expõe reflexões de uma dançarina e psicanalista sobre a dança.

No jogo das palavras, o corpo ora se esconde, ora aparece. O corpo, veícula da vida, nos dá sustentação. É o que vai nos propiciar gozar, usufruir o que é nosso por direito.

A DANÇA MIXX é uma dança livre e em parte subversiva. Livre pois transita entre vários estilos e modalidades de dança e cultura. Subverte a ordem do clássico, do oriental, do contemporâneo. Não se encaixa em classificações. Porém, seu ponto central é o trabalho intenso corporal visando a possibilidade de vivenciar outros gozos na dança e na vida.

Vamos brincar, capacidade que algumas crianças têem. Vamos criar, mexer, torcer, girar, pular, correr, tonificar, ouvir o som que nos toca. Vamos nos emocionar!

Informações sobre aulas- (11)- 9 9916-3993

terça-feira, 12 de junho de 2012

O gozo do Flamenco



O Flamenco é uma dança que traz em sua origem marcas de diversas culturas: árabes, ciganos, andaluzes, hindus, gregos, judeus, enfim, esta dança é de uma pluralidade cultural.  Os ciganos, nômades que se originaram da Índia e foram migrando chegaram á Andaluzia já com uma rica cultura artística.
Foram perseguidos e expulsos. Nasce o flamenco. Nasce da exclusão, da necessidade de expressar o sofrimento. Que consequências deste fato podemos notar na dança? A angústia, a volúpia, o ódio, a relação com o outro são características desta dança viril.
Sim, é uma dança viril, neste sentido, masculina. Vinculada ao gozo fálico. As mulheres fálicas, revestidas de flores, cores, maquiagens expressam livremente seus sentimentos mais íntimos.
É uma dança libidinal. Libido tem relação com energia sexual. A carga de energia que direcionamos para algo que nos chama a atenção é a libido. Portanto, há um investimento libidinal por parte de uma mulher que dança flamenco.
Há também uma matemática dos ritmos aliada à necessidade de uma coordenação motora ampla. Para poder gozar de um lado feminino no flamenco, a saída é entrar em transe, ou seja, encontrar o duende.
A característica principal do flamenco em termos de vivência da dança é expressar sentimentos: amor, alegria, medo, revolta, paixão...Logo, é uma dança que pode funcionar como algo que ajuda a traduzir o que não se sabe. Muitas vezes, não sabemos que sentimos raiva ou sabemos e queremos expulsar sentimentos que julgamos negativos.
A dança nos auxilia a em vez de “jogar para fora” o que rejeitamos, a integrar. Afinal, ninguém é totalmente bom ou mal. Somos um pouco de cada e a “boa” agressividade é importante para o ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário