Brinque com palavras, com o corpo!

Este Blog expõe reflexões de uma dançarina e psicanalista sobre a dança.

No jogo das palavras, o corpo ora se esconde, ora aparece. O corpo, veícula da vida, nos dá sustentação. É o que vai nos propiciar gozar, usufruir o que é nosso por direito.

A DANÇA MIXX é uma dança livre e em parte subversiva. Livre pois transita entre vários estilos e modalidades de dança e cultura. Subverte a ordem do clássico, do oriental, do contemporâneo. Não se encaixa em classificações. Porém, seu ponto central é o trabalho intenso corporal visando a possibilidade de vivenciar outros gozos na dança e na vida.

Vamos brincar, capacidade que algumas crianças têem. Vamos criar, mexer, torcer, girar, pular, correr, tonificar, ouvir o som que nos toca. Vamos nos emocionar!

Informações sobre aulas- (11)- 9 9916-3993

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Dança e depressão


Não se trata de conceituar a depressão. Trata-se de colocar que tanto a dança como a psicanálise podem reerguer um corpo caído. Como?

Permitindo que no ato dançante, o sujeito esqueça a dimensão do corpo que pesa. Ele esquece que o corpo não é apenas material.

Que poderá a dança transmitir a um sujeito que sofre por não sentir-se “em casa”, por sentir não habitar seu próprio corpo? Como um ser caído, deprimido, que tem a sensação de receber uma pressão extra da gravidade, que tem um corpo extremamente pesado pode reencontrar a leveza saltitante desse corpo?

Resposta: fazendo análise e dança.

A análise dá conta de falar os não-ditos e de ajudar um sujeito a se responsabilizar pelos seus desejos. A dança dá conta de oferecer um espaço para que se encontre o corpo pela via da constituição da imagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário